sábado, 11 de fevereiro de 2012

CAPÍTULO I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI

JESUS (Mt 5:17-18)

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim para destruí-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, até que não se cumpra tudo quanto está na lei, até o último jota e o último ponto.”

KARDEC

A lei de Deus está formulada nos Dez Mandamentos.
  1. Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses, não farás imagem de escultura, não adorarás nem lhes darás culto.
  2. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
  3. Lembra-te de santificar o Sábado
  4. Honrarás a teu Pai e tua Mãe.
  5. Não matarás.
  6. Não cometerás adultério.
  7. Não furtarás
  8. Não dirás falso testemunho contra teu próximo
  9. Não desejarás a mulher do próximo
  10. Não cobiçarás a casa, o servo, o boi ou cousa alguma do teu próximo.
  11. Jesus não veio destruir a lei, o que quer dizer: a lei de Deus. Ele veio cumpri-la, ou seja, desenvolve-la, dar-lhe o seu verdadeiro sentido e apropria-la ao grau de adiantamento dos homens. Eis porque encontramos nesta lei o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, que constitui a base de sua doutrina.
    O espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.

    OS ESPÍRITOS

    São chegados os tempos em que as idéias morais devem desenvolver-se, para que realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Foi Moisés quem abriu o caminho, Jesus continuou a obra, o Espiritismo a concluirá. A lei dos mundos é a lei do progresso.

    O AUTOR

    Entendo que a evolução dos homens e dos mundos segue as leis divinas, naturais e imutáveis, que não podem ser compreendidas no seu conjunto senão de acordo com o grau de adiantamento de cada época. Assim a revelação dessas leis é gradual, atravessa as gerações e os séculos e surge quando os olhos se abrem para ver e os ouvidos para ouvir, foi assim com Moisés ao receber os 10 mandamentos e outros sábios em outras regiões do orbe, quando também receberam a sabedoria. Jesus veio trazer uma nova forma de enxergar as Leis Divinas, complementando-as, aprofundando os temas e demonstrando o amor verdadeiro. Da mesma forma, como Ele próprio prometera, o Consolador trouxe-nos uma revelação ainda mais abrangente mostrando os mecanismos do intercâmbio com o plano espiritual. Assim, a Lei é uma só porém os princípios se desdobram em infinitos temas e elucidações apropriados.

    FATOS E HISTÓRIAS

    O Papa Bento XVI proibiu a participação da cantora Daniela Mercury num show no Vaticano porque ela se manifestou na imprensa a favor do uso de camisinha.
    Fonte: Internet site Terra Notícias – dez/05

    COMENTÁRIO FINAL

    Ainda hoje existem intérpretes da Lei que são apegados a conceitos antigos e à letra dos textos, ao invés de sentir a Lei, o Evangelho. Jesus assim concluiu diante de Nicodemos (Irmão X).
    Jesus não era Senhor do sábado? Não tiraria a ovelha do buraco em dia de sábado? Estaria infringindo a Lei?
    Ora, as Leis de Deus são escritas no coração com tinta irremovível e letra inapagável.

    FOTO OU ILUSTRAÇÃO

     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário