terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CAPÍTULO II - MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

 

JESUS Jô 18:33-37

“Tornou pois a entrar Pilatos no pretório e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu é o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: O meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, certo que os meus ministros haviam de pelejar para que eu não fosse entregue aos judeus; mas por agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe então Pilatos: Logo, Tu és rei? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes, que eu sou rei. Eu não nasci nem vim a este mundo senão para dar testemunho da verdade; todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.”

 

KARDEC

Jesus se refere claramente à vida futura, em todas as circunstâncias, como o fim a que se destina a humanidade, e como devendo ser o objeto das principais preocupações do homem sobre a terra. Somente esse dogma pode justificar os absurdos da vida terrestre e harmonizar-se com a justiça de Deus. Com o espiritismo, a vida futura não é mais simples artigo de fé, ou simples hipótese. É uma realidade material, provada pelos fatos. Ele nos mostra que esta vida é um simples elo do conjunto harmonioso e grandioso da obra do Criador.

 

OS ESPÍRITOS

O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada.
Para preparar um lugar nesse reino são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.

 

O AUTOR

Eu disse um dia: Existem muitas verdades, tantas quanto o número de pessoas na terra, verdades paralelas, pessoais, distintas, erguidas pela crença de cada um. E sobre todas elas a verdade absoluta e superior, que o é apesar de qualquer outra.
Vejo hoje que podemos denomina-las Ponto de Vista, conforme o cap.02 de E.S.E.
A essência do ser humano é o seu ponto de vista sobre a vida futura, aquele que nada acredita e que entende a morte como fim de tudo age enxergando apenas o mundo material, que ele crê ser o único, e é apegado aos bens e valores do mundo. Outro que tem fé na imortalidade da alma vive e trabalha tendo em foco os valores espirituais, sabe que as conquistas terrenas são transitórias e que sua ligação (leia-se religião) com Deus é que lhe trará os recursos para a felicidade futura.
Mesmo entre esses existem muitas correntes de pensamento diferentes, que o espiritismo vem auxiliar o entendimento ao dizer que o progresso do espírito se faz com o progresso alcançado na vida material através das provas atravessadas, do estudo, do trabalho, do exercício do amor e da fraternidade.

 

FATOS E HISTÓRIAS

Trecho do Livro “Os mensageiros” Cap.22 - André Luiz
Psicografado por Francisco Cândido Xavier - FEB
- Explicai-me por Deus ! que vemos aqui? Estamos acaso, na moradia da morte, depois da morte?
O instrutor sorriu, complacente, e explicou em voz quase imperceptível:
- Sim, André, este sono é verdadeiramente avançada imagem da morte. Aqui permanecem, com a benção de nosso abrigo alguns milhões dos nossos irmãos que ainda dormem. São criaturas que nunca se entregaram ao bem ativo e renovador, em torno de si, e mormente os que acreditaram convictamente na morte, como sendo o nada, o fim de tudo, o sono eterno. A crença na vida superior é atividade incessante da alma. A ferrugem ataca a enxada ociosa. O entorpecimento invade o espírito vazio de ideal criador. Os que, nos círculos carnais, homens e mulheres, crêem na vida eterna, ainda que não sejam fundamentalmente cristãos, estão desenvolvendo faculdades de movimentação espiritual e podem penetrar as esferas extraterrenas em estado animador, pelo menos quanto à locomoção e juízo mais ou menos exato.

 

COMENTÁRIO FINAL

É de indiscutível importância difundir a crença na vida eterna, que todas as religiões possam dar as mãos nesse propósito edificante. É tarefa do espiritismo multiplicar essa crença com novas informações, novos conhecimentos, trazendo Jesus como a luz que ilumina o caminho, pois são suas as palavras: “Todo aquele que crê em mim terá a vida eterna.”

 

FOTO OU ILUSTRAÇÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário