sábado, 14 de abril de 2012

CAPÍTULO XI - AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

JESUS Mt 22:34-40 e Lu 6:31

“Mas os fariseus, quando ouviram que Jesus tinha feito calar a boca dos saduceus, juntaram-se em conselho. E um deles que ra doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus lhe disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior e o primeiro mandamento; E o segundo, semelhante a este é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contém toda a Lei e os Profetas.”
“E assim, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles.”

KARDEC

“Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo. Com que direito exigiríamos de nossos semelhantes melhor tratamento, mais indulgência, benevolência e devotamento, do que lhes damos? A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo.
“Pois da a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”(Mc 12:13-17). Esse princípio é uma conseqüência daquele que manda agir com os outros como quereríamos que os outros agissem conosco. Condena todo prejuízo moral e material causado aos outros, toda violação dos seus interesses, e prescreve o respeito aos direitos de cada um como cada um deseja ver os seus respeitados. Estende-se ao cumprimento dos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, bem como para os indivíduos.

OS ESPÍRITOS

O amor é de essência divina. Desde o mais elevado até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.
Amor, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo. É buscar em torno de si a razão íntima de todas as dores que acabrunham o próximo, para dar-lhes alívio.
O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. É ao Espiritismo que cabe a tarefa de faze-la elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é portanto o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros.
Se a caridade reinasse na Terra, o mal não dominaria, mas se apagaria envergonhado. Ele se esconderia, porque em toda parte se sentiria deslocado. A caridade sublime ensinada por Jesus, consiste também na benevolência constante, e em todas as coisas, para com o vosso próximo.

O AUTOR

Toda a vez em que nosso coração sofre conhecendo a dor e o sofrimento alheio, e nossa mente decide agir com disposição e coragem no alívio ou na assistência ao sofredor, então estamos amando, amando de verdade, sem se importar com mais nada, servindo de canal por onde flui o amor de Cristo. O mestre aguarda o momento em que os homens não conseguirão viver sem a prática diária da caridade legítima, tal como a água ou o pão em nossas vidas. Fazer a caridade e amar o próximo transformará muitas vidas, movimentará recursos do bem na construção de cidades, na edificação de novas culturas, na erradicação da fome e da miserabilidade, educando jovens, amparando velhos, protegendo o patrimônio da vida, restituindo a paz e implementando a alegria nos corações.

FATOS E HISTÓRIAS

Rua da Transformação, número 5, Cidade do Bem, Buíque, Pernambuco. Finalmente dona Helena, seu José e os dez filhos têm um endereço digno para morar. Eles e outras 43 famílias, que não ganharam só uma casa nova, mas a oportunidade de mudar de vida. Num lugar onde só havia mato seco, os voluntários lançam uma semente, um modelo que esperam multiplicar por outros recantos do sertão.
Há muito o que comemorar na cidade do bem. Padarias, parque para as crianças, farmácias. Pra que as famílias possam garantir o próprio sustento, os voluntários financiaram o plantio de cem mil pés de caju. É a maior plantação de Pernambuco, 200 trabalhadores foram contratados.
Há 13 anos os Amigos do Bem pisaram no sertão pela primeira vez e nunca mais conseguiram esquecer essa gente. Todos os meses eles distribuem quatro mil cestas básicas para sertanejos de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Piauí. Com trabalho, casa e comida, eles conseguiram traçar o caminho da esperança. “Acho que é só o começo. Porque tudo aquilo que nós pensamos e nós nos movimentamos dá certo. Vai dar sempre certo.”diz Alcione de Albanesi, presidente da ONG Amigos do Bem.

http://fantastico.globo.com/jornalismo/fantastico - 10/07/2005

COMENTÁRIO FINAL

Eis um autêntico exemplo de amor ao próximo.Orgulho-me de estar nas fileiras dos Amigos do Bem.

FOTO OU ILUSTRAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário