terça-feira, 22 de maio de 2012

CAPÍTULO XXV – BUSCAIS E ACHAREIS

JESUS Mt 7:7-11

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á. Ou qual de vós, porventura, é o homem que,se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, porventura, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Pois se vós outros, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai, que está nos céus, dará boas dádivas aos que lhe pedirem.”

KARDEC

Seguindo o modo de ver terreno, a máxima: Buscai e achareis, é semelhante a esta outra: Ajuda-te, e o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho, e por conseguinte, da lei do progresso. Se Deus tivesse liberado o homem do trabalho físico, seus membros seriam atrofiados; se o livrasse do trabalho intelectual, seu espírito permaneceria na infância, nas condições primitivas do animal. Eis porque Ele fez do trabalho uma necessidade, e lhe disse: Busca e acharás; trabalha e produzirás; e dessa maneira serás filho das tuas obras, terás o mérito da sua realização, e serás recompensado segundo o que tiveres feito.

JESUS Mt:6: 19-21 Mt:6: 31-34

“Não queirais entesourar para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem,e onde os ladrões os desenterram e roubam. Mas entesourais para vós tesouros no céu, onde não os consomem a ferrugem nem a traça, e onde os ladrões não o desenterram nem roubam. Porque onde está o tesouro, aí está também o teu coração.” “Não vos aflijais, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos cobriremos? Porque os gentios é que se cansam por estas coisas. Porquanto Vosso Pai sabe que tendes necessidade de todas elas. Buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas se vos acrescentarão. E assim não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição.”

KARDEC

Se tomássemos estas palavras ao pé da letra, elas seriam a negação de toda a previdência e de todo o trabalho, e consequentemente, de todo o progresso. Seguindo esse princípio, o homem se reduziria a um expectador passivo.
Deus conhece as nossas necessidades, e a elas provê, conforme for necessário. Mas o homem, insaciável nos seus desejos, nem sempre contenta-se com o que tem. O necessário não lhe basta, ele quer também o supérfluo.
A terra produz o suficiente para alimentar a todos os seus habitantes, quando os homens souberem administrar a sua produção segundo as leis de justiça, caridade e amor ao próximo. Não é através de leis que se decretam a caridade e a fraternidade. Se elas não estiverem no coração, o egoísmo as asfixiará sempre. Faze-las ali penetrar, é a tarefa do espiritismo.
“E ao entrardes na casa saudai-a, dizendo: Paz seja nesta casa. E se aquela casa na realidade o merecer, virá sobre ela a vossa paz; e se não o merecer, tornará para vós a vossa paz.”
Assim diz hoje o Espiritismo aos seus adeptos: Não violenteis nenhuma consciência; não forceis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós. Acolhei os que vos procuram e deixai em paz os que vos repelem.

OS ESPÍRITOS

O AUTOR

Este capítulo retrata a fórmula mais perfeita que orienta o homem na conquista de suas necessidades e aspirações. Afirma Jesus que achará todo aquele que busca, seja o que for, aquele que não cruza os braços nem se detém entre lamúrias e reclamações. Aponta o Cristo um caminho quando a escuridão nos rodeia os passos: pedir, bater à porta, se movimentar com fé.
Com o coração pedir luz em seu caminho, bater à porta com entusiasmo e esperança, e buscar persistentemente nos conduz ao êxito, nem que seja o fortalecimento das fibras do espírito. Sempre haverá a recompensa do esforço despendido no bem.

FATOS E HISTÓRIAS

A Receita do Sucesso

Por Prof. David Lima Jr. *

“Qual o segredo do sucesso?”.
Sem dúvida, essa é a pergunta mais comum feita para as pessoas de sucesso, as que realmente chegaram lá e – mais importante – se mantiveram no topo tempo suficiente para ouvir esta pergunta!
“Qual o segredo do sucesso?”.
Num primeiro momento, podemos hesitar ao responder. Algumas pessoas param para pensar, se atrapalham um pouco. Ficam confusas, pensando em qual seria a melhor resposta.
Mas todas elas, inevitavelmente, chegam à mesma conclusão. TRABALHO.
É o que todas tiveram.E muito.
Para os mais preguiçosos. Aqueles que pensam incansavelmente: - “Isso é inconcebível eu trabalho tanto, me mato de sol a sol, mas nada dá certo! -“ Quem falou que trabalho leva a algum lugar?”- O negócio é sorte! -“ Quem trabalha demais não tem tempo de ganhar dinheiro”!.
(Se estas palavras lhe parecem familiar, então comece a repensar sua vida!).
Antes de começar a dizer para todo mundo que filho de pobre não tem sorte, comece a fazer a sua parte. Invista um pouco mais em seu potencial, em seus objetivos e sonhos. Acredite na sua sorte sempre que refletir sobre o próximo passo a ser dado. Você vai ver que nada resiste ao trabalho. O sucesso acontece porque você foi até ele e o conquistou, tomou-o para si com muito esforço e dedicação. Porque você acreditou que seria possível.
Se você se sentir um fracasso, pergunte-se:

Eu realmente dei o melhor de mim?
Quando em equipe eu fiz minha parte?
Eu assumi os riscos necessários?
Eu estava com o corpo e a mente em tudo o que estava fazendo?
Eu tracei meus objetivos e escolhi os caminhos?
Eu não me queixava enquanto os outros trabalhavam?
Quando todos pararam tentei ir um pouco mais adiante?

Enfim, pergunte-se – “Eu realmente fiz o que tinha que ser feito para atingir o sucesso?”.SUCESSO é mais que atingir o objetivo desejado: é se levantar após uma série de fracassos, persistir, perseverar sempre! Pois NADA resiste ao trabalho!

“O único homem que nunca comete erros
é aquele que nunca faz coisa alguma.
Não tenha medo de errar, pois você aprenderá
a não cometer duas vezes o mesmo erro”.

(Franklin D. Roosevelt).

COMENTÁRIO FINAL

FOTO OU ILUSTRAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário