sábado, 6 de abril de 2013

As 12 Riquezas


Estudo Resumido sobre "A Chave Mestra da Riqueza"

Um resumo dos pontos principais do livro seguido de uma interpretação pessoal sob a luz da doutrina espírita.

Parte 01


PRINCÍPIOS

Inicialmente é preciso compreender que somos plurais, que existem na maioria das pessoas 2 egos, o que pensa e age positivamente, e o que pensa e age negativamente, ambos estão sempre em conflito. O que recebe mais pensamentos e estímulo se fortalece, o que pode ocorrer tanto em vigília como no sono.

Mediunidade natural que recebe impulsos mentais do meio em que vive, de natureza positiva ou negativa, ampliado e reforçado pela sintonia que nós estabelecemos.


1-) ATITUDE MENTAL POSITIVA

O ponto chave, o mais importante dos princípios, que abre portas a todas as outras riquezas, o estado de espírito. O criador não deu ao homem controle sobre coisa alguma, a não ser o poder de moldar seus próprios pensamentos.

Aqui vê-se o Livre Arbítrio em sua essência, mas não incorrer no erro de confundir com livre ação, pois há leis universais sob as quais todas as criaturas estão submetidas. O seu pensamento é respeitado em todos os planos da existência.


2-) UMA SAÚDE FÍSICA VIGOROSA

A consciência sadia é produzida pela mente que pensa em termos saudáveis, acrescida de hábitos saudáveis.

Existe um fator que colabora nessa compreensão, que são os débitos do passado com a Lei, que infringem moléstias e dores por conta do desequilíbrio no perispírito


3-) HARMONIA NOS RELACIONAMENTOS HUMANOS

A harmonia com os outros começa com a harmonia consigo próprio.

Respeito, honestidade, transparência, ética, perdão. Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a si próprio.


4-) A LIBERTAÇÃO DO MEDO

O homem que teme, seja o que for, não é um homem livre. Onde quer que apareça, podemos detectar uma causa, que deve ser eliminada.

A fé em Deus, a confiança no futuro e a certeza na eternidade da vida recolhem o medo ao museu. O medo deve ser enfrentado. “Medo é inexperiência” – André Luiz O Evangelho é lição viva de sadia tranqüilidade e elevado otimismo.


5-) A ESPERANÇA DE REALIZAÇÃO PESSOAL

A maior de todas as formas de felicidade consiste na esperança de realização de um desejo pessoal ainda não concretizado.

Jesus anunciou o Reino de Deus. Bem aventurados aqueles que não viram e creram. A esperança na vida eterna é o bálsamo de alegria no coração humano.


6-) A CAPACIDADE DE TER FÉ

A fé é uma “substância química” espiritual. Quando misturada com a oração, provoca uma ligação direta e imediata do ser humano com a inteligência infinita de Deus. A fé é o poder que transmuta as energias normais do pensamento mas suas equivalentes energias espirituais.

A fé é humana ou divina segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades. É uma força latente no ser, promotora de realizações. Empreendimentos, descobertas, curas e belas ações na caridade são exemplos de fé aplicada.


7-) DISPONIBILIDADE DE COMPARTILHAR NOSSAS DÁDIVAS

A verdadeira felicidade surge do compartilhamento. Todas as riquezas podem ser multiplicadas pelo simples ato de dividi-las, sempre que possam servir aos outros.

É da lei que o bem praticado e o ato sincero de caridade repercute na essência de nossa alma em bênçãos de fortalecimento e frutos de amor, e jamais sairá das páginas do livro de nossa vida eterna.


8-) UM TRABALHO DE AMOR

Não há homem mais rico que aquele que encontrou um trabalho de amor e está engajado seriamente em executá-lo. O trabalho é a ligação entre a demanda e o suprimento de todas as necessidades humanas.

O trabalho é uma lei da natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. Toda ocupação útil é trabalho. – Livro dos Espíritos.


9-) MENTE ABERTA PARA TODOS OS ASSUNTOS

A tolerância só é encontrada naquele que tem a mente aberta para todos os assuntos.

Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade.


10-) AUTODISCIPLINA

O homem que não é mestre de si mesmo jamais poderá tornar-se mestre de coisa alguma.

Conhece-te a ti mesmo. O conhecimento de sua própria mente, o autodomínio e a reforma íntima são formas do homem se aproximar do Criador, utilizando a escola da vida para melhorar-se.


11-) A CAPACIDADE DE COMPREENDER AS PESSOAS

A capacidade de compreender os outros elimina muitas das causas mais comuns de atrito entre os homens. É o fundamento da maior importância, em toda a liderança que exija uma cooperação amistosa.

Toda a doutrina do Cristo está em amar o próximo como a nós mesmos, em perdoar, em não julgar, igualando a todos como irmãos e filhos do mesmo Pai.


12-) SEGURANÇA ECONÔMICA

A parcela palpável das doze riquezas. Ela é alcançada pelo serviço que prestamos, pois um serviço proveitoso pode ser convertido em todas as formas das necessidades humanas. Quando estamos preparados para receber uma coisa, ela aparece inevitavelmente, pois isto faz parte do grande plano cósmico, segundo o qual ninguém presta um serviço proveitoso sem que receba uma justa compensação.

Esse princípio é da Lei divina e se aplica a todo trabalho útil realizado pelo nosso bem, pelo próximo e pelo coletivo, e tem seus próprios e divinos mecanismos de retorno, inclusive no plano material, por também fazer parte do Universo.


AÇÃO DE GRAÇAS

Através de um ato dirigido aos Príncipes, Anjos da Guarda ou Mentores é importante agradecer diariamente o que se recebe nos vários aspectos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário